Preparação para Concursos: 5 técnicas de estudo para usar sempre

Você alguma vez já pensou em participar de algum Concurso Público? Os mesmas geralmente apresentam poucas oportunidades de emprego, se comparada à quantidade de candidatos interessados.

As provas aplicadas em Concurso Público, geralmente abordam as mais variadas disciplinas, o que se torna mais uma razão para você se preparar bem para o mesmo.

Na grande maioria das vezes, um Concurso Público requer um pagamento. O pagamento em questão, é referente à taxa de inscrição. Portanto, para que não perca a quantia investida, a preparação é fundamental.

Existem diversas razões convincentes para você ter uma boa preparação para o Concurso, portanto, confira neste breve artigo, 5 dicas de estudo que você sempre pode utilizar, assim, obterá os melhores resultados em avaliações.

Preparação para Concursos: Dica 1

Estudo constante: o estudo contínuo é algo fundamental para que você consiga captar todo o conteúdo que será aplicado.

É importante deixar claro, que todo o momento em que você estiver estudando, é necessário manter total foco.

Adotar uma prática de estudo pode ajudar bastante no processo, já que apenas copiar o que o professor está apresentado, não resolve nada.

O cérebro precisa ser constantemente exercitado, por isso, sempre revise o conteúdo, crie resumos, mapa mentais, ou qualquer outra coisa que possa lhe auxiliar.

Preparação para Concursos: Dica 2

Prática distribuída: geralmente, as provas que são aplicadas em Concursos Públicos, abordam entre 10 e 15 disciplinas.

Ou seja, quando você tenta estudar cada matéria por vez, você logo não terá tempo suficiente para absorver todo o conteúdo necessário, além de ser uma aprendizagem desperdiçada.

Tendo em mente tais informações, é bem mais interessante e vantajoso que intercale o estudo de todas as disciplinas.

Para lhe auxiliar, você pode utilizar simulados, provas que já foram aplicadas, entre outras coisas.

Conhecer a estrutura da prova e o conteúdo geralmente aplicado pode fazer uma grande diferença.

Preparação para Concursos: Dica 3

Revisão Progressiva: é bastante comum prepararmos diversas materiais de estudos completos, abordando todas as disciplinas necessárias, e não revisá-lo.

Fazer isso, será uma grande perda de tempo.

Por isso, quando for estudar determinada matéria, é fundamental que crie um resumo simples e prático e revise-o progressivamente.

Pois será somente desta maneira, que você conseguirá aprender todo o conteúdo.

Quanto mais revisões realizar, mais rápidas as mesmas ficarão, pois quanto mais a informação for consolidada na memória, mais rapidamente a mesma acontecerá.

Preparação para Concursos: Dica 4

Análise Longitudinal: o termo em questão, significa basicamente analisar a repetição de determinado evento ou algum fenômeno ao longo de um período.

Quando este termo, encaixa-se na situação de estar preparando-se para um concurso, logo o chamamos de edital verticalizado.

Portanto, a análise longitudinal, em contexto com a preparação para um concurso, significa a verificação de quais conteúdos caem mais e com mais frequência nas provas aplicadas.

Dessa maneira, o estudo ficará bem mais direcionado e objetivo. Ou seja, estudará somente os conteúdos necessários.

Preparação para Concursos: Dica 5

Recuperação Ativa: o estudo tradicional, pela qual já estamos acostumados, é o que o professor passa o conteúdo verbalmente, e também, um breve resumo para estudarmos, assim, logo passará uma avaliação.

É importante deixarmos claro que esta maneira dei estudo, na verdade, está errada, já que assistir aulas ou ler não é suficiente para gerar aprendizagem.

É preciso que haja engajamento no estudo do aluno, pois só assim, o conteúdo necessário será consolidado na memória do mesmo.

Portanto, se você deseja passar em algum concurso público, não fique ancorado neste modelo ineficiente.

Uma boa maneira de estudar, começa primordialmente com uma boa noite de sono, em seguida, você deve estudar um material claro e objetivo.

Pois só assim, o seu cérebro captará as informações necessárias.